quarta-feira, 26 de outubro de 2011

MÓDULO Nº 5

                                                                  Apresentação
Eu sou o Ricardo Lobo e moro em Beja com os meus pais. Tenho dezassete anos e frequento o curso de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas.
Tenho boas memórias da minha infância, que decorreu em Espanha. Porém, agora não saio de Portugal. Tenho uma bela família em Portugal e, também, no Canadá. Gosto de estar com eles e eles comigo. Não tenho muitas coisas para dizer, porque ainda sou muito jovem. Quando estou com os meus amigos, gosto de conversar e  de jogar.
Estou num curso de informática porque é a área de que eu gosto. Vou tentar ser o melhor da minha turma e ter uma boa média, para conseguir o emprego a que aspiro.

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Prêmio Nobel de Física de 2011

O Prêmio Nobel de Física de 2011 foi atribuído conjuntamente a três cientistas que descobriram que a expansão do universo está acontecendo de maneira acelerada. Esse fenómeno é atribuído a uma força misteriosa chamada de energia escura.
Os vencedores do Nobel, os físicos Saul Perlmutter, Brian Schmidt e Adam Riess, estudam as supernovas do tipo Ia – as violentas explosões resultantes da morte de estrelas anãs brancas.

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

O Prémio Nobel da Paz

 Três mulheres dividiram o Prémio Nobel da Paz:

•Ellen Johnson Sirleaf, a presidente da Libéria,







 


• Leymah Gbowe, a activista











•Tawakkul Karman, jornalista e activista iemenita.












O Comité Nobel Norueguês distinguiu as três mulheres «pela luta pacífica em defesa da segurança das mulheres e dos direitos das mulheres na participação total no trabalho de construção da paz».

Ellen Johnson Sirleaf, de 72 anos, foi a primeira mulher a ser livremente eleita presidente de um país africano, em 2005. Economista e mãe de quatro filhos,  a "Dama de Ferro".

Sua compatriota Leymah Gbowee teve um papel importante como ativista durante a segunda guerra civil liberiana, em 2003. Ela mobilizou as mulheres no país pelo fim da guerra, organizando inclusive uma "greve de sexo" em 2002.

E Tawakkul Karman, ativista iemenita pró-direitos das mulheres, tem importante participação na chamada Primavera Árabe, movimento pró-abertura democrática que vem sacudindo politicamente vários países do mundo árabe desde o início do ano. 





Os Objetivos do Milénio

 Em 2000, a ONU – Organização das Nações Unidas, ao analisar os maiores problemas mundiais, estabeleceu 8 Objetivos do Milênio – ODM

1º Acabar com a fome e a miséria;








2º Educação básica de qualidade para todos;








             
3º Igualdade entre sexos e valorização da mulher;




 
      
4º-Reduzir a mortalidade de crianças;
 





 
5º-Melhorar a saúde materna;






 
6º-Combater o VIH/SIDA, a malária e outras doenças;








 7ºQualidade de vida e respeito pelo meio ambiente;






 
8ºTodo o mundo a trabalhar pelo desenvolvimento;  

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Acordo Ortográfico: o que muda?

Agora o nosso alfabeto passa a ter 26 letras: k, w e y.


Acento circunflexo: desaparece nas palavras terminadas em êem (terceira pessoa do plural do presente do indicativo ou do  conjuntivo de crer, ver, dar…) e em oo (hiato). Caso de crêem, vêem, dêem e de enjôo e vôo (creem, veem, deem e de enjoo e voo).

Acento diferencial: também desaparece da escrita. Portanto, pelo (por meio de, ou preposição + artigo), pêlo (de cachorro, ou substantivo) e pélo (flexão do verbo pelar) passam a ser escritos da mesma maneira. Exceções: para os verbos pôr e pode – ao contrário, seria difícil identificar, pelo contexto, se a frase “o país pode alcançar um grande grau de progresso” está no presente ou no passado.

Acento agudo:
1 – Nos ditongos abertos éi e ói, ele desaparece da ortografia. Desta forma, “assembléia” e “paranóia” passam a ser assembleia e paranoia. No caso de “apoio”, o leitor deverá compreender o contexto em que se insere  em “Eu apoio o canditato Fulano”, leia-se “eu apoio”, enquanto “Tenho uma mesa de apoio em meu escritório” continua a ser escrito e lido da mesma forma.
2 – Desaparecem no i e no u, após ditongos (união de duas vogais) em palavras com a penúltima sílaba tônica (que é pronunciada com mais força, a paroxítona). Caso de feiúra.

USO DO HÍFEN
Deixa de existir na língua em apenas dois casos:
1 – Quando o segundo elemento começar com s ou r. Estas devem ser duplicadas. Assim, contra-regra passa a ser contrarregra, contra-senso passa a ser contrassenso. Mas há uma excessão: se o prefixo termina em r, tudo fica como está, ou seja, aquela cola super-resistente continua a resistir da mesma forma.
2 – Quando o primeiro elemento termina e o segundo começa com vogal. Ou seja, as rodovias deixam de ser auto-estradas para se tornarem autoestradas e aquela aula fora do ambiente da escola passa a ser uma atividade extraescolar e não mais extra-escolar.

E também podem ver aqui  o guia prático para perceber o Acordo Ortográfico.











Publicidade

Existem 2 tipos de publicidade:

Publicidade institucional não tem fins lucrativos; apenas pretende a divulgação da informação, sensibilizando para questões sociais, culturais e cívicas.

Publicidade comercial - procura promover um produto ou serviço, junto do consumidor, geral, no sentido de incentivar o seu consumo. Tem, portanto, fins lucrativos.

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

5 de Outubro

A implantação da Repúbica foi um golpe de estado organizado pelo Partido Republicano Português que, no dia 5 de Outubro de 1910, destituiu a monarquia constiucional e implantou um regime republicano em Portugal.
Com a implantação da Republica o governo ja não tinha rei, mas sim um presidente que tinha sido eleito a votos.