quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Luís Vaz de Camões





Poeta Português, Luís Vaz de Camões, nasceu por volta de 1524/1525, desconhece-se onde terá nascido, morrendo a 10 de Junho de 1580 em Lisboa.
Pertencia a Nobreza.
Foi desterrado para Ceuta, onde combateu como Soldado, perdendo o olho direito em combate, que lhe serviu para parte da obra.
De regresso a Lisboa em 1552 foi preso devido a uma discussão com 1 membro da corte, sendo perdoado pelo Rei no ano seguinte, onde partiu e se libertou da vida lisboeta que não o contentava. Esse facto foi um começo para obra de Camões.
Na Índia por ventura trouxe más recordações, onde não foi muito feliz. Apesar de tudo foi lá com toda essa melancolia que compôs parte da obra.
Após 16 anos de desterro, em 1569, regressou a Lisboa. E Apenas 3 anos mais tarde é que conseguiu publicar parte da obra graças a D. Sebastião.
Os últimos anos do famoso Poeta foram amargurados pela doença e miséria.




terça-feira, 25 de setembro de 2012

Humanismo


O Humanismo é um termo relativo ao Renascimento, movimento surgido na Europa, mais precisamente na Itália, que colocava o homem como o centro de todas as coisas existentes no universo.

Nesse período, compreendido entre a transitoriedade da Baixa Idade Média e início da Moderna (séculos XIV a XVI), os avanços científicos começavam a tomar espaço no meio cultural.

A tecnologia começava a se aflorar nos campos da matemática, física, medicina. Nomes como Galileu, Paracelso, Gutenberg, dentre outros, começavam a se despontar, em razão das descobertas feitas por eles.

Além disso, a filosofia se desponta como uma atividade intelectual renovada no interesse pelos autores da Antiguidade clássica: Aristótoles, Virgílio, Cícero e Horácio. Por este resgate da Idade Média, este período também é chamado de Classicismo.

É neste contexto cultural que a visão antropocêntrica se instala e influencia todo campo cultural: literatura, música, escultura, artes plásticas.

Na Literatura, os autores italianos que maior influência exerceram foram: Dante Alighieri (Divina Comédia), Petrarca (Cancioneiro) e Bocaccio (Decameron). Os gêneros mais cultivados foram: o lírico, de temática amorosa ou bucólica, e o épico, seguindo os modelos consagrados por Homero (Ilíada e Odisséia) e Virgílio (Eneida).

Podemos denominar Humanismo como ideia surgida no Renascimento que coloca o homem como o centro de interesse e, portanto, em torno do qual tudo acontece.

Renascimento


O Renascimento é um movimento cultural que se desenvolve em Itália desde o séc. XVI. O Renascimento é um movimento de renovação das artes a das letras, do pensamento, das ciências e do ensino, que originou profundas transformações sociais, politicas e económicas nos países da Europa.
Além disso, a herança do mundo clássico grego começava também a ser assimilada na Europa, particularmente após a tomada de Constantinopla pelos turcos em 1453, facto que atraiu muitos eruditos para a Itália, o local de acolhimento dos guardiãs da cultura grega da antiguidade. Estes intelectuais foram os responsáveis pela fundação de Academias, seguidoras do modelo platónico.

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Classicismo



O classicismo é um movimento cultural que valoriza e resgata elementos artísticos da cultura clássica (greco-romana). Nas artes plásticas, teatro e literatura, o classicismo ocorreu no período do Renascimento Cultural (séculos XIV ao XVI). Já na música, ele apareceu na metade do século XVIII (Neoclassicismo).
Características do Classicismo:
Valorização dos aspectos culturais e filosóficos da cultura das antigas Grécia e Roma, Influência do pensamento humanista, Antropocentrismo: o homem como o centro do Universo, Críticas as explicações e a visão de mundo pautada pela religião, Racionalismo: valorização das explicações baseadas na ciência, Busca do equilíbrio, rigor e pureza formal, Universalismo: abordagem de temas universais como, por exemplo, os sentimentos humanos.