domingo, 13 de maio de 2012

Pintores - Modulo 9





Pablo Picasso nascido na cidade espanhola de Málaga em 1881, cedo parte para Paris onde mergulha no vanguardismo que então domina na capital francesa. Aí, o seu poder criativo não conhece limites: desde o desenho à pintura, à escultura e à gravura, qualquer suporte é utilizado para expressar a sua forma de ver o mundo.

Nascido na cidade espanhola de Málaga em 1881, cedo parte para Paris onde mergulha no vanguardismo que então domina na capital francesa. Aí, o seu poder criativo não conhece limites: desde o desenho à pintura, à escultura e à gravura, qualquer suporte é utilizado para expressar a sua forma de ver o mundo.


Considerado por muitos como o maior artista plástico do séc. XX, Pablo Picasso não apenas revolucionou a pintura, protagonizando uma profunda rutura com a tradição clássica.






pomba da paz






Georges Braque (Argenteuil, 13 de maio de 1882 — Paris, 31 de agosto de 1963) foi um pintor e escultor francês que fundou o Cubismo juntamente com Pablo Picasso.

Juntamente com Pablo Picasso, Braque foi o fundador do cubismo. Seus quadros, na maioria naturezas mortas e retratos femininos, abandonam a perspectiva central e mostram pessoas ou objetos simultaneamente de vários pontos de vista, reduzindo-os a formas decompostas. Em sua primeira exposição individual, em 1908, Braque apresentou essa inovadora visão da arte. Nos anos seguintes, desenvolveu o referido estilo mediante "collages" com papel, jornais e aglomerado de madeira que incorporava às suas obras. Realizou igualmente esculturas cubistas e obras de cerâmica, além de se dedicar à ilustração de livros e a trabalhos de decoração. Em 1953, o Museu do Louvre, em cujo teto Braque pintara um afresco (Sala Etrusca), expôs sua obra, sendo a primeira vez que um artista vivo.



Le Portugais (The Emigrant)









Escritor e artista plástico, José Sobral de Almada Negreiros nasceu em S. Tomé e Príncipe a 7 de Abril de 1893. Foi um dos fundadores da revista Orpheu(1915), veículo de introdução do modernismo em Portugal, onde conviveu de perto com Fernando Pessoa. Além da literatura e da pintura a óleo, Almada desenvolveu ainda composições coreográficas para ballet. Trabalhou em tapeçaria, gravura, pintura mural, caricatura, mosaico, azulejo e vitral. Faleceu a 15 de Junho de 1970 no Hospital de S. Luís dos Franceses, em Lisboa, no mesmo quarto onde morrera seu amigo Fernando Pessoa





"Auto-retrato com grupo" por Almada Negreiros, óleo sobre tela, 1925.









Nascido em 1887 e falecido em 1918, as primeiras experiências de Souza-Cardozo deram-se no desenho, especialmente como caricaturista.






Foi desenhador e caricaturista, Amadeo de Souza Cardoso foi precursor da arte moderna. Como outros vultos da história de Portugal, antecipou-se ao tempo em que viveu. Sofreu, por isso, de amarga incompreensão. Mas a pintura, para ele, era uma forma de resistência. Amadeo nunca alterou o seu caminho. As telas denotam a procura de novas formas de expressão pictórica. Exploram a relação com o espaço. “É o maior pintor português do século XX”, afirma, categórico, Delfim Sardo, professor universitário e ensaísta.
                                                                                                                     

  
Os galgos, 1911

Sem comentários:

Enviar um comentário